Notícias | 18/06/2021 às 10:49

2021 - ANO DE CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Do dia 03 de maio à 31 de agosto, iniciou-se o prazo para os municípios realizarem a sua Conferência Municipal de Assistência Social. Este ano, o tema da conferência é: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

O momento de realização das conferências é uma grande oportunidade para se avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida com responsabilidade política e pública por todos os atores envolvidos e a contribuição da Política de Assistência Social para melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários.

Linha Nova iniciou os debates em todos os grupos acompanhados pela Assistência Social, desta forma, os participantes deverão eleger delegados e elaborar propostas, especialmente pensar ações para o nível municipal. Essa forma foi considerada viável diante da situação de emergência em saúde pública e as peculiaridades enfrentadas em razão da pandemia neste momento de enfrentamento para o controle da disseminação do vírus da COVID 19. O Conselho Nacional de Assistência Social reafirma a necessidade dos municípios avaliarem o cenário epidemiológico local e garantir a segurança durante as atividades.

Após as discussões em grupo será convocada a conferência municipal, através do executivo municipal em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social de Linha Nova, para discutir, avaliar a política de Assistência Social em âmbito local e definir as propostas a serem enviadas a nível estadual e federal, com número limitado de participantes.