Notícias | 26/03/2021 às 16:23

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em resposta a alguns questionamentos e acusações publicadas por dois munícipes em suas redes sociais particulares, criticando a Secretaria de Saúde e sua gestão, a Administração Municipal considerou necessário trazer a tona alguns esclarecimentos, explicando o funcionamento e logística dos atendimentos na Unidade de Saúde em relação à Covid-19.

Durante essa semana, houve um caso específico, onde uma pessoa necessitava de deslocamento ao Hospital de Nova Petrópolis. Vizinhos então tentaram contatar o sobre aviso. Não conseguindo ligação, em função do péssimo sinal de celular aqui na região, ligaram para o Prefeito Municipal, em torno de 3h da manhã, que prontamente atendeu e conseguiu contato com o motorista responsável pelo plantão, este imediatamente deslocou-se até a casa da paciente:

1.    Antes de encaminhar o motorista, o Prefeito sugeriu que a paciente fosse levada de carro, uma vez que se tratava de uma pessoa idosa e o transporte de ambulância é desconfortável, sendo a mesma transportada na maca hospitalar, deitada e presa para a sua segurança. A pessoa que efetuou a ligação optou em mesmo assim acionar o sobre aviso e o mesmo foi feito de imediato.

2.    O sinal de telefonia no município infelizmente é precário e instável, ainda que a Administração Municipal busque por melhorias nesse sentido há anos.

3.    A Secretaria de Saúde disponibiliza um motorista para emergências 24h.

Sobre a Vacinação Drive-thru, por que Linha Nova não aderiu a esse formato?

Sendo um município pequeno, consequentemente também recebemos poucas doses da vacina. Alguns lotes vêm com 10 vacinas apenas, tornando possível uma organização de horários por agendamento, para não virem todos de vez, ocasionando possíveis aglomerações de carros e pessoas. Os horários têm intervalo de 40 min a 1h, para fazer uma rigorosa higienização entre um munícipe e outro. Os critérios e as formas de vacinação são definidas de forma técnica pelos profissionais da Secretaria da Saúde, sempre levando em conta o bem estar e a segurança do munícipe, bem como a dos profissionais envolvidos na vacinação.