Notícias | 30/08/2019 às 08:10

Escolas municipais realizam 3ª Felin

A 3ª edição da Felin, com o tema ‘ Curiosidades, pesquisas, transformações’, ocorreu no dia 23 de agosto, sexta-feira. A exposição dos trabalhos foi aberta ao público, escolas, pais e familiares que puderam conhecer o trabalho realizado pelos profissionais da educação e dos alunos durante o desenvolvimento dos projetos.
O prefeito Henrique Petry falou aos jurados sobre os investimentos em educação e o modelo adotado, de turno escolar integral, destacando o ensino da região que é um dos melhores, pois, envolve no aprendizado o respeito às tradições germânicas, familiares e morais.
Antes das apresentações, o grupo de jurados formado por profissionais da área da educação, de municípios vizinhos foram recebidos pela comissão organizadora da mostra, e foram orientados sobre os métodos de avaliação dos projetos.
Na EMEI Mundo Encantado, as turmas do jardim A e B participaram da mostra, concorrendo entre si. O jardim A, desenvolveu o projeto ‘Os dinossauros não existem mais?’ através de visitas a museus, pesquisas e parque temático. O jardim B, realizou o projeto ‘Curiosos da natureza’ que explica como se formam vulcões, terremotos entre outros desastres ambientais, de forma lúdica, com a participação do público.
Os alunos da EMEFTI 20 de Março, realizaram projetos de acordo com a faixa etária, concorrendo as turmas de 1º a 3º ano em uma categoria, e 4º e 5º ano na outra categoria.
Os alunos do 1º ano tiveram como tema ‘Do Bazar de Plantas a Nossa Boca: o caminho da cenoura.’
O 2º ano estudou o pássaro joão de barro, falando de sua maneira de construir seu ninho, mitos sobre a espécie e seu papel no meio ambiente. No 3º ano, os alunos decidiram falar sobre o gambá, animal visto por eles em algumas localidades do município. Estudaram sua importância para o ecossistema, a origem do nome e seus hábitos.
Fungos e bactérias foi o tema escolhido pelos alunos do 4º ano. Os alunos apresentaram alimentos que foram expostos a alguns fungos e bactérias, analisaram e identificaram em microscópio sua forma, cor e multiplicação.
Os alunos do 5º ano, realizaram dois projetos de pesquisa, sendo um sobre pilates e yoga, seus benefícios para a saúde física e mental. O outro projeto, foi sobre raios, onde apresentaram estatísticas, dicas de proteção em caso de tempestades, sua força e perigo.
No início da noite, foi realizada a entrega das medalhas para todos os alunos que participaram dos projetos, e após, a premiação para as turmas escolhidas pelos jurados.
Antes da premiação, o prefeito falou à toda comunidade presente, da importância da mostra, empenho dos alunos, professores e família na elaboração dos projetos. ‘Todos os projetos estão muito bem apresentados, elaborados e todos aqui já são vencedores, temos uma educação de qualidade em nosso município, que se reflete nos trabalhos expostos hoje.’ Destacou o prefeito.
A secretária de educação Marli Schmitt também falou sobre mostra científica: ‘A educação é fundamental para o ser humano, é o princípio para o sucesso e formação de todo cidadão. Acreditando neste princípio, que aderimos ao Programa da Mostratec Junior integrado ao Programa A União Faz a Vida. Portanto, este é um momento significativo, pois temos a certeza que incentivando os alunos das escolas municipais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental estamos dando importância para a educação avançar com mais qualidade e equidade.

Vemos estampado no rosto de cada aluno, de cada pai, de cada professor e diretor a satisfação de estarmos no caminho certo e esperamos que esse evento incentive todo o grupo escolar para melhorarmos sempre mais.

A escola é uma janela aberta para a vida, para o futuro. Estudar, pesquisar só traz benefício ao ser humano e será a garantia de futuro promissor, portanto, temos que apoiar e incentivar nossas escolas, os professores e alunos para que acreditem nos estudos e ajudem nossa querida Linha Nova a ser um município onde todos tenham vez e voz.

Lembrando que os Projetos vencedores participarão da Mostratec Junior da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, na FENAC em Novo Hamburgo, em outubro deste ano.’ Discorreu a secretária.
Os vencedores da 3ª FELIN foram conhecidos após as falas, sendo eles:
Categoria I-Jardim B-Curiosos por Natureza.
Categoria II-1ºano-Do Bazar de Plantas a Nossa Boca: o caminho da cenoura.
Categoria III-5ºano-Que Raio Foi Esse?