Linha Nova
Facebook phone email

Notícias | 16/07/2019 às 14:30

EMEFTI 20 de Março realiza Semana Alemã

EMEFTI 20 de Março realiza Semana Alemã
EMEFTI 20 de Março realiza Semana Alemã

A EMEFTI 20 de Março está realizando a Semana Alemã em comemoração aos 195 anos da Imigração Alemã no Brasil.
Durante essa terça,16, foram realizadas atividades que possibilitam aos alunos maior contato com a cultura de nossos antepassados. No decorrer da semana, os alunos estudarão os sobrenomes e seus significados, as turmas também produziram uma exposição com bandeiras da Alemanha, Suíça e Áustria, desenhos e objetos trazidos de casa, músicas e danças folclóricas, além da participação de jogos germânicos.
Os alunos também assistiram ao filme Walachai, que conta a história da imigração alemã e as dificuldades enfrentadas pelas famílias imigrantes. 
Os alunos da EMEI Mundo Encantado também realizaram atividades em comemoração aos 195 da imigração alemã. Os alunos trabalharam as cores da bandeira da Alemanha e depois, confeccionaram uma bandeira com tinta, carimbos das suas mãos e papel crepom.

Encerrando as atividades, a turma do 5º ano representou a escola no XIX Festival de Música e Teatro em Língua Alemã, no dia 19.07.2019, promovido em âmbito regional, acontecendo esse ano no Palco da Rua Coberta, em Nova Petrópolis, como evento integrante da programação do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Os alunos apresentaram uma atividade didática realizada em sala de aula, desenvolvida a partir da música ‘Ich lerne Deutsch’ (Eu aprendo Alemão). Essa foi a primeira participação de alunos da EMEFTI 20 de Março no Festival, significando um momento muito rico de integração e troca de experiência entre alunos e professores aprendizes.

O Ensino de Alemão nas escolas tem a função de valorizar a origem, a história, a cultura e principalmente a língua dos antepassados. Valorizando o passado conseguimos projetar o futuro e alcançar mais oportunidades através do conhecimento de uma língua estrangeira moderna. Conforme o filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein ‘Die Grenzen meiner Sprache bedeuten die Grenzen meiner Welt.’, ou seja, ‘As fronteiras da minha língua significam as fronteiras do meu mundo.’

 

 

Galeria de fotos

Veja outras notícias