Notícias | 18/06/2019 às 10:28

Veja todos os momentos da 9ª Semana Literária, 13ª Feira do Livro e 5º Show de Talentos Locais

Entre os dias 11 a 14 de junho, Linha Nova teve uma série de atividades que propuseram maior contato com o mundo da leitura, através da 9ª Semana Literária e 13ª Feira do Livro. Os estudantes da rede municipal e estadual puderam interagir com autores de alguns livros estudados em aula, assistir peças de teatro, entre outras atividades. As patronas deste ano foram as professoras Liane Bender e Danila Hofstätter.
Na abertura que ocorreu terça, 11, os alunos realizaram apresentações culturais.
No dia 12, as atividades iniciaram com a palestra do escritor Uili Bergamín Oz, que de forma divertida falou sobre sua carreira, aos alunos da EMEI Mundo Encantado e aos alunos de 1º a 5º ano do ensino fundamental, conquistando muitos sorrisos das crianças, depois, falou aos alunos do 6º ao 9º ano e do 1º ao 3º ano do ensino médio da escola estadual, onde contou sobre sua vida, dificuldades e valores familiares.
Ainda na quarta, os alunos da EMEFTI tiveram um bate papo com a professora aposentada Liane Bender, que contou sobre suas lembranças de estudante e do tempo que lecionou. Os alunos se encheram de curiosidade e fizeram várias perguntas à professora.
Na quinta, os alunos viajaram ao mundo de fadas e fantasias, através das histórias da escritora Márcia Funke Dieter. A escritora falou aos alunos da EMEI e EMEFTI sobre suas histórias, apresentando pela primeira vez, o livro ‘Adorável Criatura’ que é seu novo sucesso.  Márcia utilizou músicas e danças para interagir com os alunos que se sentiram parte das histórias. Depois, falou aos alunos da escola estadual, onde apresentou a eles sua nova história, adaptando a linguagem aos maiores.
Durante a quinta, a Abelhuda esteve na EMEI e EMEFTI para que os alunos pudessem ter mais contato com os novos livros.
Na sexta, os alunos da EMEI e EMEFTI assistiram à peça teatral de Caramelo e Mingau, promovida pela Clínica veterinária Dr. Álvaro Abreu, onde aprenderam sobre os cuidados com os animais de estimação. Depois, os alunos da EMEFTI foram até o ginásio municipal onde junto com os alunos da escola estadual assistiram à peça ’Fábulas do Sul’ do Grupo Ueba, de Caxias, que trouxe as lendas e histórias gaúchas. Durante a tarde, o mesmo grupo apresentou novamente aos alunos da EMEI e EMEFTI a peça ‘O estranho caso do sumiço das letras’, que encantou e surpreendeu aos alunos.
Ainda na sexta, a biblioteca pública foi reinaugurada, passando a ser denominada Biblioteca Pública Municipal Professor Romaldo Armindo Maurer, uma bela homenagem ao cidadão de Linha Nova.
Para encerrar a semana de atividades, os munícipes puderam acompanhar o 5º Show de Talentos Locais que ocorreu no ginásio municipal, a orquestra municipal realizou a abertura do evento, que contou com a estreia do traje de gala das soberanas municipais. Ocorreram oito apresentações que surpreenderam o público.
A realização de eventos culturais como a Semana Literária, Feira do Livro e Show de Talentos, em parceria com o SESC é motivo de imensa satisfação para a administração municipal, que sempre incentiva a participação e realização dos eventos que trazem novos conhecimentos para todos nós.