Notícias | 09/05/2019 às 14:19

2º Fórum Municipal de Turismo aconteceu ontem

Na noite de quarta, 8 de maio, ocorreu o 2º Fórum Municipal de Turismo. O evento ocorreu em local de grande importância historica para o município:  A Heimathaus. Na abertura do Fórum, o Prefeito Municipal falou da importância do turismo para Linha Nova e seu desenvolvimento, ressaltando que turismo se faz com a parceria do poder público com os moradores do município, e sobre os projetos que envolvem o setor de turismo que estão sendo construídos no município, evidenciando ainda mais as belas paisagens e nossa história. O responsável pela pasta, Christian Albers, falou sobre os projetos turísticos que estão em andamento, como a Associação Turística Heimattour, roteiros autoguiados e possíveis rotas para quem quiser conhecer Linha Nova, como o roteiro da Heimattour, que engloba cervejarias, artesanato, a Associação Cultural e Recreativa de Linha Nova e alguns agricultores que mostraram interesse em fazer parte da associação.
Na primeira fala, ELizângela Mainardi Roso Teixeira, Assistente Técnica Regional Social da EMATER, acompanhada de Diego de Oliveira, Engenheiro Agrônomo da EMATER,  e Alício de Assunção, que organiza grupos de caminhadas no Vale do Taquari e Vale dos Sinos, falaram sobre turismo rural e seus benefícios para os proprietários rurais, trouxeram experiências do turismo rural em outras cidades, falaram também sobre como as cidades pode aproveitar suas características para atrair turistas, e modelos de caminhadas e passeios que acontecem em outros municípios. ‘Importante abordarmos o turismo rural para que as pessoas, principalmente as famílias rurais possam perceber este tema como uma nova perspectiva de geração de renda e emprego para o meio rural, valorizando o espaço em que vivem, suas atividades, tradições e culturas’ disse Elizângela.
Após, Francielle de Lima, Professora Mestre da Universidade do Pampa, falou sobre a hospitalidade turística, desenvolvimento do turismo de acordo com cada região e como explorar as características da cidade. Em sua fala, lembrou ao público presente que o turismo não depende somente do poder público, mas da participação da comunidade como um todo, e como o turismo pode alavancar a cidade. ‘Acolher o turista é papel de todos, não só do poder público, o turista quer ser bem recebido por aqueles que moram na cidade. Quando isso acontece, existem grandes chances dele voltar’ disse a Mestre.
Após as falas, os palestrantes receberam uma lembrança da Prefeitura Municipal e das cervejarias artesanais, depois, todos foram convidados para degustação de cervejas artesanais produzidas em Linha Nova.