Notícias | 25/10/2018 às 11:07

Linha Nova marca presença na Mostratec Júnior

Crédito das imagens: Sec. de Educação

Entre os dias 23 e 25 de outubro, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral 20 de Março e da Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado participam da 8ª Mostratec Júnior, na FENAC em Novo Hamburgo.

As turmas do Jardim B da Educação Infantil, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental foram selecionados como finalistas, apresentando os projetos: ‘O segredo...de lagarta à borboleta.’,  ‘Que Corpo Sou Eu?’ e ‘Spritzbier - refrigerante ou cerveja?’, respectivamente.

A Mostratec conta com 755 projetos de pesquisa, representando 22 países e trabalhos, de todos os estados brasileiros. Linha Nova participa pelo segundo ano consecutivo da Mostratec Júnior.

No dia 23/10 aconteceu a Mostra dos trabalhos da Educação Infantil, O projeto ‘O segredo...de lagarta à borboleta’, que proporcionou aos alunos do Jardim B experiências, atividades e situações envolvendo o ciclo de vida da borboleta. Promovendo informações através de atividades nas quais os alunos foram desafiados a investigar, perguntar e pesquisar sobre o assunto.

O desenvolvimento do projeto se deu através de histórias, músicas, pinturas, colagens, observações, passeios, releitura de obras, confecção de cartazes, exploração de diversas técnicas e visita ao museu da PUC, onde puderam vivenciar todo o processo da metamorfose.

De acordo com a Secretária de Educação e Cultura Marli Elaine Schmitt, ‘são aprendizados vivenciados na prática, onde os alunos são os protagonistas, o professor o mediador. Metodologia de inspeção investigativa e pesquisa estão presentes nas atividades desenvolvidas.  Ações que devem fazer sentido aos alunos, pois são aprendizagens para a vida toda.’

Seguem mais informações do Projeto ‘Spritzbier - refrigerante ou cerveja?’

A justificativa para realização deste projeto científico deve-se à importância de investigar se a bebida chamada Spritzbier contem teor alcóolico e se pode ser ingerida pelas crianças. Partindo-se do fato de Linha Nova possuir o título de Berço das Cervejarias do Rio Grande do Sul e após visita ao prédio histórico da primeira cervejaria, surgiu a curiosidade sobre os diversos tipos de bebida existentes, entre elas, a chamada Spritzbier. É uma bebida produzida de forma caseira e artesanal, tendo como base de sua receita gengibre, água, açúcar, limão e fermento. Conhecida principalmente em regiões de colonização alemã, foi amplamente produzida pelos imigrantes, que necessitavam de uma bebida refrescante e natural. Conclui-se, portanto, a partir da análise dos dados, que Spritzbier é uma cerveja, em virtude da fermentação, e que, consequentemente, não pode ser ingerido por menores de 18 anos. Assim, os alunos pesquisadores e toda a comunidade escolar compreenderam que se trata de uma bebida alcoólica, podendo ser ingerida somente por adultos.

‘Além de evidenciar o aluno como protagonista, através da pesquisa de Iniciação Científica de assuntos de seu interesse, valoriza e evidencia também, o trabalho do professor pesquisador’. Marli Elaine Schmitt. Secretária de Educação e Cultura

Crédito das imagens: Sec. de Educação