Notícias | 01/10/2018 às 16:18

8ª Semana Literária e 12ª Feira do Livro iniciam na segunda-feira, em Linha Nova

Iniciou nesta segunda, dia 1º de outubro, a 8ª Semana Literária e a 12ª Feira do Livro, de Linha Nova. O evento segue até o dia 5 de outubro, no Ginásio Municipal do Centro. Este ano, o tema da Semana Literária e da Feira do Livro será “Palavrações... Abra o livro ao sonho e à reflexão”.

A programação teve início na manhã do dia 1º, quando foi organizado o espaço e expostos os trabalhos, paralelo a isto, foram realizadas atividades nas escolas. Às 14h, aconteceu a Abertura Oficial, logo após, houve uma peça teatral, da Curto Arte.

Na manhã do dia 02, às 10h acontecerá a Trilha Literária, com a Tribu di Arteiros, onde serão trabalhados os Clássicos da Literatura Brasileira. À tarde, a partir das 14h, a atividade se repete. No dia 03, o SESC disponibilizará brinquedos infláveis no Ginásio Municipal, a partir das 8h30min até às 16h.

No dia 04, das 08h às 09h, o SESC fará uma Gincana com as Escolas Municipais e Estaduais e, das 9h às 10h30min, a atividade se repete com os alunos da EMEI Mundo Encantado e da EMEFTl 20 de Março (1º ao 5º ano).  Além disso, a partir das 10h, ocorre o Encontro com o Escritor Athos Beuren, na EEEM Pastor Heinrich Hunsche. À tarde, a comunidade em geral e os alunos poderão assistir, das 13h às 20h, um Filme 3D, no Ginásio Municipal. O SESC fará mais uma Gincana, das 14h às 15h, com 6º, 7º, 8º e 9º ano e, das  15h às 16h, com o Ensino Médio, ambos da EEEM Pastor Heinrich Hunsche.

O último dia de evento, 05, inicia às 10h com Contação de História, com a professora Márcia Dieter, para alunos do 6º ao 9º ano. Às 11h, a escola receberá a escritora Sofia Molter, que conversará e fará apresentações de suas obras aos alunos. Estas atividades ocorrerão na Escola Estadual. À tarde, as atividades se repetem com os alunos da EMEFTI (1º ao 5º ano), iniciando às 13h, e às 14h, para os alunos da Educação Infantil da Escola Mundo Encantado. A conversa com a escritora Sofia Molter inicia às 14h, com os alunos do 4º e 5º ano da EMEFTI 20 de Março. A programação da tarde será realizada no Ginásio Municipal. Às 16h será o encerramento das atividades, entretanto, às 18h45min, a escritora Sofia Molter fará uma sessão de autógrafos. À noite, por volta das 19h, será feita uma homenagem às professoras Mercedes Spier e Nilve Liani Konrad Scheibig, em seguida, inicia o Show de Talentos do município.

“A leitura é de essencial importância. Nesse sentido, vale lembrar que, a interpretação dos textos é um dos contatos efetivos da leitura. Afinal, não basta ler ou decifrar os códigos linguísticos, mas compreender e interpretar o que se lê. Desta forma, incentivar a leitura desde o berço, é a melhor forma de adquirir o hábito diário de ler e compreender melhor o mundo a sua volta.”, destacou a Secretária da Educação e Cultura, Marli Elaine Schmitt.