Notícias | 16/04/2018 às 10:02

Formando Líderes 2018: uma possibilidade de desenvolvimento de lideranças

Crédito das fotos: Secretaria de Educação e Cultura - PMLN

Com o objetivo de preparar e motivar líderes futuros, desenvolver o espírito e o potencial de liderança com visão de futuro e oportunizar aos alunos a possibilidade de vivenciarem as atribuições dos Poderes Legislativo e Executivo, a fim de conhecer a rotina de trabalho das autoridades municipais aconteceu no dia 12 de abril de 2018 a 4ª Edição do Projeto Formando Líderes com os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral 20 de Março.

Com base nos Planos de Estudos, os alunos estudam sobre o município de Linha Nova, como a geografia, a história, a localização, a economia, os símbolos e a estrutura administrativa municipal. Para conhecer de perto as atribuições dos poderes Executivo e Legislativo, os alunos têm a oportunidade de vivenciarem na prática a experiência de estarem nos cargos de Vereadores, Prefeitos e Vice-Prefeitos.

Às 10h, no Centro de Convivência, as autoridades municipais, alunos e professores da Escola 20 de Março se reuniram e aconteceu a posse dos alunos como Vereadores Mirins, acompanhados dos respectivos Vereadores Municipais, cuja designação foi através de sorteio. A Solenidade iniciou com a fala do diretor Jackson Arend e a mensagem da Secretária de Educação e Cultura Marli Elaine Schmitt. Em seguida, os alunos do 1º ao 5º ano da EMEFTI 20 de Março apresentaram a música “Das Fliegerlied”. O protocolo seguiu sendo realizado pelas Presidentes da Câmara Mirins, Andressa Micaela Hofstätter e Rafaela Koch Hanauer, acompanhadas do Presidente da Câmara Rodrigo Renan Kich e seguiu com a posse dos demais Vereadores Mirins:

Sofia Fürstnow Petry, com a Vereadora Beatriz Schmitt;

Alesson Böttcher, com o Vereador Eloi Inácio Wolf;

Bianca Rach Kich, com a Vereadora Éverli Bier Wingert;

Ketlyn Nicole Massing, com o Vereador Jorge Hilário  Schabarum;

Gabriel Kurz Dill, com a Vereadora Luana Laís Schwantes;

Júlia Camili Petry, com o Vereador Marcelo Beck;

Samara Libano Rodrigues e Marcelo Arthur Kempf, com o Vereador Sérgio Utzig;

Yasmim Tamires Soletti Garcia, com a Vereadora Walderena Albers.

Ao final da posse dos Vereadores Mirins também foram empossadas as Prefeitas Mirins Bianca Rach Kich e Yasmim Tamires Soletti Garcia, acompanhando o Prefeito Henrique Petry e os Vice-Prefeitos Mirins Arthur Guilherme Scheibig e Raul Heimerdinger Tormes da Silva, acompanhados do Vice-Prefeito Cristiano Nienov.

Após a solenidade de posse, alunos, professores, familiares e autoridades se dirigiram até o Gabinete do Prefeito, onde foram nomeados os Secretários Municipais Mirins:

Alesson Böttcher como Secretário Municipal de Obras públicas, Viação e Trânsito;

Andressa Micaela Hofstätter, Júlia Camili Petry e Marcelo Arthur Kempf, como Secretários Municipais de Educação e Cultura;

Gabriel Kurz Dill, Samara Libano Rodrigues e Sofia Fürstnov Petry, como Secretários Municipais da Fazenda;

Ketlyn Nicole Massing e Rafaela Koch Hanauer, como Secretárias Municipais de Saúde e Assistência Social.

Concluídos os atos oficiais, seguiu-se para o almoço com os integrantes do Poder Executivo. À tarde, os alunos acompanharam o trabalho junto aos Secretários, Prefeito e Vice-Prefeito.

À noite, às 19 horas, os alunos fizeram uma entrevista com os Vereadores a fim de conhecer como funciona o seu trabalho na Casa Legislativa e às 20 horas participaram da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, na Casa da OASE.

Esse projeto representa um momento de aprendizado muito significativo e uma oportunidade única para cada um dos alunos envolvidos e com certeza será lembrado em suas vidas. Desenvolvemos a liderança desde muito cedo nas escolas para formar cidadãos proativos, que pensem no bem comum e trabalhem em prol da comunidade.

No 4º Ano tem-se um aluno de inclusão que ficou encantado com o projeto, participando ativamente. “No projeto Formando Líderes todos são envolvidos. É importante para o desenvolvimento socioemocional e psicológico das crianças com necessidades especiais que elas participem ativamente”. Marli Elaine Schmitt.

Diretor: Jackson Arend

Supervisora Educacional: Adriana Koch Hanauer