Notícias | 29/03/2018 às 15:45

Prefeito Henrique prestigia Assembleia Geral da Rota Romântica

Crédito das fotos: Vanessa Birk Staudt

O Prefeito Henrique Petry e Christian Albers, responsável pelo Departamento de Turismo participaram nesta quarta-feira, 28 de março da Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios da Rota Romântica, na ACINP em Nova Petrópolis.

Estiveram reunidos associados e representantes dos municípios que compõe o roteiro para discutir as metas e ações de 2018 e eleger a nova diretoria da entidade. Prestigiada pelo Secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo Alves da Silva, e pelo Deputado Estadual, Elton Weber, a assembleia contou com a presença de oito prefeitos.

Sentindo-se honrado por ter sido convidado para prestigiar uma assembleia de uma entidade turística, Victor Hugo enalteceu o trabalho do grupo e destacou que o seu papel é justamente ouvir as demandas da população. Entusiasmado, revelou às autoridades municipais presentes o estudo para a implantação de uma lei de incentivo ao turismo, semelhante ao Pró-Cultura e o Pró-Esporte. O Deputado parabenizou o empenho da entidade que discutiu e formatou, por exemplo, a ideia da região cervejeira que agora está homologada pelo Governador.

Ressaltando a importância de coletivamente transformar a região, o Presidente Cláudio José Weber, apresentou os projetos e as ideias em andamento com destaque para a implantação do cicloturismo. Externando as necessidades para a consolidação do projeto, Weber apresentou um estudo preliminar de um trajeto que perpassará algumas cidades da Rota Romântica pelo interior. “A exemplo do que vimos na nossa viagem técnica ao Vale Europeu, acreditamos que este projeto fomentará a economia de toda a região”, disse ele.

A entidade também tem buscado parcerias com órgãos do estado e a nível federal para melhorias nas suas rodovias com a substituição de placas de sinalização e duplicação de alguns trechos. “Precisamos mostrar a nossa força como região e reivindicarmos juntos nossas demandas”, destacou Weber. Os municípios também demonstraram interesse em coletivamente buscarem reforços na área da segurança pública.

Projetando o restante do ano, o presidente também lançou a ideia de futuras parcerias com a Romantische Strasse através da irmandade entre Nova Petrópolis e Füssen, a visita técnica para a Serra da Estrela em Portugal e a avaliação sobre o ingresso ou não de mais cidades da região na Associação Rota Romântica.

Eleição da nova diretoria

Por unanimidade, os presentes aprovaram a reeleição de Cláudio José Weber como Presidente da entidade. Com ele, compõe a diretoria: Terezinha Marina Kuhn Haas como vice-presidente, José André Heck como diretor administrativo, Daniele Kunzler como diretora tesoureira. O conselho fiscal é composto por Jayme Santos Stein, João Gilberto Stoffel e Eugênio Dilkin.

(*com informações de Vanessa Birk/Rota Romântica)

Crédito das fotos: Vanessa Birk Staudt